Essa é uma dúvida muito frequente entre as mamães: existe relação entre a alimentação da mãe e a cólica do bebê?
A mulher que está amamentando precisa de uma dieta balanceada, rica em carboidratos, proteínas, fibras e vitaminas.
Não existe nenhum estudo científico que comprove a relação entre alimentação materna e cólicas no bebê.
Sabemos que parte dos nutrientes consumidos pela mamãe, vai passar para o bebê através do leite materno, mas esses nutrientes, em teoria, não são capazes de provocar cólica no bebê.
A cólica acontece por imaturidade do intestino do bebê, que ainda está se adaptando, alongando e aprendendo a funcionar.
"Dra. Lari, toda vez que eu como chocolate (ou feijão, ou leite, ou batata doce, entre outros alimentos) meu bebê piora das cólicas".
Ouço frases como essa praticamente todos os dias no consultório. Cientificamente não comprovamos essa relação, mas na prática muitas mamães relacionam o aparecimento de cólicas no bebê com alguns alimentos. O que costumo orientar é: cada mamãe tem um organismo diferente e cada bebê também. Se você notou que algum alimento pode ter piorado a cólica do seu bebê, teste retirá-lo da alimentação e depois reintroduzi-lo, para ver se realmente ele interfere na cólica do bebê. Converse com o pediatra e diga quais alimentos você está retirando da dieta. É importante não fazer dietas muito restritivas, pois podem influenciar na produção de leite e na qualidade do leite materno para o bebê.
Texto: Dra. Larissa Moura - Pediatra
Clínica: Planeta Mirim Pediatria
Localização: Caminho da Árvores, Salvador, Bahia