Você já parou para pensar como em 1 ano seu bebê se transforma?
Ele nasce sem interação social, sem enxergar direito e completamente dependente do cuidador. Por volta de 1 ano de vida ele já anda, fala as primeiras palavras, entende cerca de 25% do que falamos e já da muitos sinais de independência.
Toda essa transformação acontece às custas de muita tempestade: os famosos saltos de desenvolvimento. São períodos de desenvolvimento neurológico onde o bebê passa a perceber coisas que antes não imaginava.
Imagine que você vai ter que trocar de emprego a cada mês ou que você vai ter que mudar de cidade a cada mês. Como você se sente com as mudanças? Mudanças trazem medo, insegurança e angústia, né? É assim que o bebê se sente! Imagine seu bebê totalmente dependente de você, achando que ainda está dentro da sua barriga, um belo dia ele percebe que você são pessoas diferentes e que você pode sair de perto dele. Imagina seu bebê descobrindo que exitem habilidades nesse mundo e que ele precisa dominar, como segurar um objeto, engatinhar, rolar...
Os saltos de desenvolvimento são períodos onde o cérebro do bebê passa por transformações que vão fornecer ao bebê capacidade de adquirir novas habilidades. É um período difícil para a família, porque o bebê fica mais irritado, choroso, com piora do sono e mais apegado.
Vamos procurar olhar essas fases com um olhar voltado para o bebê, tentar imaginar como ele se sente, como pra ele é difícil e vamos exercer a empatia, oferecer a eles nosso colo, passar confiança pra o bebê! Depois da tempestade vem o arco-íris.
Depois do salto, você tem um novo bebê, mais esperto, mais interativo, com novidades e muita fofura para fazer os pais babarem.
Texto: Dra. Larissa Moura - Pediatra
Clínica: Planeta Mirim Pediatria
Localização: Caminho das Árvores, Salvador, Bahia